Você não poderá encontrar café para comprar

Você não poderá encontrar café para comprar

Compartilhar

Você não poderá encontrar café para comprar. Cerca de metade das terras usadas para plantar café de alta qualidade será improdutiva até 2050.

Planta que pode salvar a produção mundial de café.

Agron Home

Veja também: Efeitos das mudanças climáticas na cafeicultura

Você não poderá encontrar café para comprar


Uma espécie de planta de café capaz de crescer em condições mais quentes, poderá ajudar a salvar o seu café que tanto gosta das mudanças climáticas.

Em breve, poderemos estar tomando Stenophylla, um café selvagem raro da África Ocidental que tem o sabor do tradicional café arábica, mas cresce em condições mais quentes.

Cada vez está mais difícil cultivar um bom café com temperaturas subindo a todo vapor. Estudos sugerem que até 2050, cerca de metade das terras usadas para plantar café de alta qualidade será improdutiva.

Encontrar um café selvagem que seja saboroso e tolerante ao calor e à seca é “o Santo Graal da produção de café”, diz Aaron Davis, chefe de pesquisa de café no Kew Gardens, o jardim botânico de Londres.

“Como alguém que provou vários cafés selvagens, posso dizer que em geral eles não são bons, não têm o gosto do arábica, então nossas expectativas eram muito baixas”, conta ele à BBC News, falando sobre outros tipos que não o Stenophylla.

“E ficamos completamente impressionados com o fato de que esse café tem um sabor incrível. Ele tem outros atributos relacionados à sua tolerância ao clima: cresce e pode ser colhido em condições muito mais quentes do que o café arábica.”

A Coffea stenophylla é uma espécie de café selvagem da África Ocidental que, até recentemente, acreditava-se estar extinta fora da Costa do Marfim.

Recentemente, a planta foi redescoberta crescendo em meio à natureza selvagem em Serra Leoa, onde era cultivada em plantações há cerca de um século.

Uma pequena amostra dos grãos de café de Serra Leoa e da Costa do Marfim foi torrada e usada para preparar a bebida, que depois foi degustada por um painel de conhecedores de café.

Segundo informaram os pesquisadores em estudo publicado na revista Nature Plants, mais de 80% dos jurados não foram capazes de notar a diferença entre o café feito com Stenophylla e o café mais popular do mundo, o arábica, em degustações às cegas. A pode potencialmente tolerar temperaturas pelo menos 6 °C mais altas do que o café arábica.

A ideia é começar a avaliar seu potencial para preservar o futuro do café de alta qualidade. As primeiras mudas de Stenophylla serão plantadas neste ano.

Davis espera que a Stenophylla volte um dia a ser cultivada em Serra Leoa em larga escala. “(Este café) não vai estar nas cafeterias nos próximos dois anos, mas acho que dentro de cinco a sete anos, vamos vê-lo entrar no mercado como um café de nicho, como um café de alto valor, e depois disso eu acho que será mais comum”, avalia.

O estudo foi realizado em colaboração com o instituto de pesquisa francês Cirad e a Universidade de Greenwich, em Londres.

O que é o café arábica?

Os grãos arábica são considerados de sabor superior. São cultivados nas montanhas e correspondem a mais de 60% da produção mundial de café.

O arábica tem resistência limitada às mudanças climáticas; e os agricultores já estão sofrendo os impactos das temperaturas elevadas e das precipitações baixas ou irregulares.

Outras ameaças à produção de café incluem flutuações nos preços, pragas e doenças, além de condições climáticas extremas.

Onde o café selvagem é encontrado?

A grande maioria do café selvagem cresce nas florestas remotas da África e na ilha de Madagascar.

Fora da África, o café selvagem é encontrado em outros climas tropicais, incluindo partes da Índia, Sri Lanka e Austrália.

Que tipo de café nós tomamos?

Mais de 100 tipos de cafeeiros crescem naturalmente nas florestas, mas apenas alguns são usados ​​para preparar a bebida.

A indústria mundial de café é dominada por dois tipos principais — arábica (Coffea arabica) e robusta (Coffeea canephora).

Uma terceira espécie — libérica (Coffea liberica) — é cultivada em todo o mundo, mas raramente é usada para bebidas.

FONTE: BBC News Brasil adaptado por Equipe Agron.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Você não poderá encontrar café para comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!