Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática - Agron Agronégocios Online
Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática

Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática

Compartilhar

Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática e na manutenção da produtividade da soja.

Agron Home

Veja também: Quais são e como manejar pragas de grãos armazenados

O manejo e controle de doenças fungicidas na cultura da soja é frequentemente discutido, principalmente com relação a eficiência de fungicidas e manejo da resistência de doenças a fungicidas. Conforme destacado por Godoy et al. (2020), com relação ao espectro de ação, fungicidas podem ser divididos em sítio-específicos e multissítios, onde diferentemente dos fungicidas sítio-específicos, fungicidas multissítios afetam diferentes pontos metabólicos do fungo e apresentam baixo risco de resistência, tendo um papel importante no manejo antirresistência para os fungicidas sítio-específicos.

Sendo assim, fungicidas multissítios vem sendo empregados no manejo e controle de doenças em soja, especialmente em condições onde há relatos de casos de resistências, desempenhando papel fundamental no manejo de doenças como a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi). A ferrugem asiática da soja é uma devastadora e agressiva doenças fungica que pode incidir sobre a soja em qualquer estádio do desenvolvimento da cultura, causando danos que podem refletir em perda de produtividade variando entre 10 a 90% (Grigolli & Grigolli, 2018).

Anuncio congado imagem

Conforme recomendações do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR), todo e qualquer programa de controle da ferrugem-asiática deve ser iniciado de forma preventiva a ocorrência da doença, e os fungicidas multissítios vem demonstrando importante participação no manejo da ferrugem.

Conforme observado por Godoy et al. (2020), avaliando a eficiência de fungicidas multissítios no controle da ferrugem-asiática na safra 2019/2020, fungicidas multissítios vem promovendo bom controle da ferrugem-asiática sejam eles usados de forma isolada ou associada, promovendo porcentagens de controle de até 80%. Mas além do efetivo controle da doenças outro fato que chama atenção é a contribuição do uso de fungicidas multissítios para o incremento de produtividade da soja.

Conforme resultados obtidos por Godoy et al. (2020), redução de produtividade de ate 26% foi observada no tratamento que não recebeu a aplicação de fungicidas multissítios (testemunha) em comparação ao tratamento mais produtivo, o que demonstra a importância desses produtos para a manutenção da produtividade da soja. Os tratamentos avaliados por Godoy et al. (2020), assim como os resultados contendo porcentagem de controle e produtividade da soja podem ser observados nas tabelas 1 e 2 respectivamente.

Tabela 1. Ingredientes ativos (i.a.), produto comercial (p.c.) e dose dos fungicidas avaliados em tratamentos associados para o controle da ferrugem-asiática da soja, na safra 2019/2020 (Godoy et al., 2020).

Tabela 2. Severidade da ferrugem-asiática, porcentagem de controle (C) em relação à testemunha sem fungicida, produtividade e porcentagem de redução de produtividade (RP) em relação ao tratamento com a maior produtividade, para os diferentes tratamentos. Média de 10 experimentos para severidade e 9 para produtividade, safra 2019/2020 (Godoy et al., 2020).

Embora Godoy et al. (2020) tenham observado bom controle da ferrugem-asiática com a utilização de fungicidas multissítios de forma isolada, o destaque vai para as associações de produtos, demonstrando essas, maior potencial de controle da doenças conforme observado na tabela 2. Além de possibilitar ganho produtivo em comparação a testemunha, e auxiliar no manejo da resistência a fungicidas, alguns fungicidas multissítios são conhecidos por proporcionar a redução da fitotoxicidade causada por fungicidas sítio-específicos quando utilizado de forma conjunta, por potencializar a ação de alguns fungicidas e em alguns casos por surtir efeito nutricional nas planta como é o caso do Mancozebe.

Sendo assim, fungicidas multissítios devem ser empregados como ferramentas fundamentais no manejo de doenças da soja, especialmente se tratando da ferrugem-asiática, visto que sua utilização surte benefícios diretos no manejo da resistência de doenças em soja e na produtividade da cultura.

Referências:

FRAC. NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA A SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas, FRAC-BR, disponível em: < https://www.frac-br.org/soja >, acesso em: 21/06/2021.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS NO CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2019/2020: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS EXPERIMENTOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 161, 2020. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1124333/1/CT-161-OL.pdf >, acesso em: 21/06/2021.

GRIGOLLI, J. F. J.; GRIGOLLI, M. M. K. MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/303/303/5bf01cc3a7885009c9e47176f153fe5e967c6cb20f243_06-manejo-de-doencas-na-cultura-da-soja-somente-leitura.pdf >, acesso em: 21/06/2021.

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

2 thoughts on “Fungicidas multissítios no controle da ferrugem asiática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!